Coluna: Desastres naturais?

quinta-feira, 14 de abril de 2011 ·

Por: Alexandre Alves*

O que nós podemos entender por desastre natural? Fenômenos naturais: climáticos, geofísicos, maremotos, terremotos, etc.

Penso que essa não é a formulação cientificamente correta. As ciências naturais já acumulam conhecimento suficiente para entender que a dinâmica do planeta Terra ou do cosmo não depende da existência do homem. As dinâmicas cosmológicas apresentam suas leis próprias não adianta querer tapar a luz do sol com a peneira, já é o momento do capital entender que as responsabilidades das mortalidades coletivas é pura responsabilidade do homem, alias esse fenômeno só é inevitável em um choque com corpos de densidade e dimensões elevadas com Terra o maremotos.

As mortes coletivas por fenômenos naturais podem ser evitadas dentro de possibilidades concretas e efetivas dos poderes do Estado e das Organizações mundiais. O problema encontra-se na ambição e mesquinhez dos homens.

A precessão do eixo terrestre e muitos outros fatores que se articulam no sistema solar a exemplo da precessão do periélio e da excentricidade da órbita da Terra em torno do Sol que varia de 25 a 40 mil anos aproximadamente estabelecem processos que no tempo haja mudança de correntes marinhas, avanços e recuos dos mares, etc.. Então camaradas, penso que a luta por uma construção de um bem estar social e “seguro” como a Reforma Urbana tão urgente requer estudos e planejamentos científicos com precauções futuras.




* Alexandre Sérgio Alves é professor de Matemática, Física e membro da direção PCdoB em Olinda. E-mail: alexandresaf@gmail.com

0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox