Google homenageia o 122º aniversário de Charlie Chaplin

sexta-feira, 15 de abril de 2011 ·

O site de buscas Google fez hoje (15/04/2011) mais uma das suas homenagens brincando com o logo da empresa. Dessa vez, o site homenageou Charles Chaplin, um dia antes do aniversário de 122 anos do seu nascimento. Quem acessar o site http://www.google.com.br nessa data verá, no lugar do famoso logo da Google, um curta-metragem de 2 minutos muito parecido com os filmes mudos feitos por Chaplin.

No curta preto-e-branco e sem falas, um personagem muito parecido com Carlitos, o principal personagem criado por Charles Chaplin, lê um jornal chamado “Google”, joga terra sem querer na cara de um policial, foge dele se escondendo em meio a uma escultura idêntica ao logo da Google, se disfarça de vendedora de bolinhos, dentre outras ações que lembram muito a comédia física que o diretor fez nos seus filmes mudos no começo do século passado.


Charles Chaplin

Nasceu na Inglaterra em 16 de abril de 1889. Em 1910, ainda atuando em pequenas casas de espetáculo, foi convidado a ir para o Estados Unidos atuar em alguns filmes, numa época em que o cinema ainda se descobria e era descoberto pelo público. Migrou para o outro lado do atlântico, onde algum tempo depois começou a dirigir, escrever e atuar em todos os seus filmes, e como recompensa se tornou um dos maiores nomes do cinema.

Ainda numa época em que o som no cinema não tinha sido inventado, Chaplin fez uma série de filmes mudos que se tornariam o seu principal legado para a história do cinema, como “O Garoto” (1921), “Em Busca do Ouro” (1925), “Luzes da Cidade” (1931) e “Tempos Modernos” (1936). Foi também nesses filmes que ele criou e consolidou o personagem de Carlitos, o vagabundo inocente e de coração de ouro. É justamente esse período e esse personagem que são homenageados pelo curta da Google.

Com a popularização do som no cinema a partir do fim dos anos 30, Chaplin faria menos filmes. Mas ainda assim o ator/diretor realizou uma das suas principais obras, “O Grande Ditador” (1940), uma comédia realizado em meio à Segunda Guerra Mundial na qual interpreta dois personagens: Hynkel, o ditador do país fictício da Tomania (em clara referência a Adolph Hitler) e um barbeiro judeu. Charles Chaplin faleceu no dia 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos de idade.


Veja abaixo o curta-metragem:

0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox