PCdoB presente no secretariado de Eduardo Campos

terça-feira, 28 de dezembro de 2010 ·

Foi anunciado pelo governador reeleito Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (27), em solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas no Recife, o novo secretariado estadual para a gestão que vai de 2011 a 2014. Mais uma vez o PCdoB comandará a Secretaria de Ciência e Tecnologia agora através da nomeação do engenheiro Marcelino Granja. Anteriormente esta pasta já havia sido dirigida pela ex-prefeita de Olinda e deputada federal eleita Luciana Santos.

Marcelino Granja formou-se em engenharia civil na UFPE, foi secretário de finanças e de governo da Prefeitura de Olinda durante os dois mandatos seguidos de Luciana como prefeita da cidade. É técnico fazendário da Receita Federal em Pernambuco além de membro das direções estadual e nacional do Partido Comunista do Brasil. O novo secretário acumula experiência, capacitação e visão política suficientes para impulsionar o setor da ciência e da tecnologia no Estado respondendo, assim, ao novo tempo de desenvolvimento que Pernambuco está vivendo.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia tem uma missão importante no governo Eduardo Campos. Ela é responsável por formular, fomentar e executar as ações de política estadual de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, bem como promover e apoiar ações e atividades de incentivo à ciência, às ações de ensino superior, pesquisa científica e extensão, bem como apoiar as ações de polícia científica e medicina legal; além de instituir e gerir centros tecnológicos.

Entre as atribuições da secretaria encontram-se a gestão dos cinco Centros Tecnológicos do Estado (CT da Moda, em Caruaru; de Laticínios, em Garanhuns; do Gesso, em Araripina; de Ovinocaprinocultura, em Serra Talhada; da Cultura Digital do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda), que são unidades implantadas conforme a vocação econômica de cada região.

Também coordena diretamente o Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (Etepam), único instalado numa escola técnica pública do País, responsável por capacitar jovens nas áreas de tecnologia da informação (TI). Também administra a Facepe, agência de fomento à pesquisa e o Espaço Ciência, museu interativo.

Além disso, compete à secretaria traçar a política estadual de educação superior, por meio da UPE, - Universidade de Pernambuco com ações voltadas para a interiorização do conhecimento e a ampliação da oferta de ensino superior, melhorando o acesso e a qualidade de vida da população.



0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox